quarta-feira, 21 de agosto de 2013

CRESCER ALTURA-TIREOIDE;NOVOS CONHECIMENTOS NOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO DOS HORMÔNIOS TIREOIDIANOS (HIPOTIREOIDISMO, HIPERTIREOIDISMO, TIREOIDITE DE HASHIMOTO, SÍNDROME DE GRAVES, HIPOTIREOIDISMO PRIMÁRIO, HIPOTIREOIDISMO SECUNDÁRIO)-ENDOCRINOLOGISTAS - NEUROENDOCRINOLOGISTAS - DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.

NO CONTROLE DOS LÍPIDES (COLESTEROL TOTAL, MAU-COLESTEROL, BOM-COLESTEROL, TRIGLICÉRIDES) NO ORGANISMO E SUA LIGAÇÃO COM O HORMÔNIO DE CRESCIMENTO (HGH).

Os hormônios tireoidianos têm um importante papel na termogênese (produção de calor) e controle dos lipídios (colesterol total, mau-colesterol, bom-colesterol, triglicérides) no organismo, aqui observamos a evidência da triiodotironina (T3) no controle do metabolismo dos lipídios através dos receptores dos hormônios tireoidianos, observados recentemente, que mostram que o metabolismo lipídico é controlado por receptores de hormônios tireoidianos semelhantes, em um tecido de certa maneira independente, que foi recentemente descoberto em laboratório um gene mutante idêntico ao gene Thra (Thra1pv) ou ao gene Thrb (Thrbpv). A mutação no gene Thra diminuiu de forma dramática o volume do tecido adiposo subcutâneo e o tecido adiposo do fígado, no entanto a mutação do gene Thrb aumentou de forma significativa o volume de tecido adiposo no fígado, mas não aumentou de forma importante o tecido adiposo do subcutâneo. Foi mostrada que a ação do gene da enzima lisogênica (responsável pela formação de gordura) está diminuída no tecido adiposo branco do gene Thra1pv, mas não no gene Thrbpv. Marcadamente o aumento da ação da enzima lisogênica e a diminuição da atividade da oxidação dos ácidos graxos contribuem para a esteatose hepática (gordura no fígado) e acúmulo de lipídios no fígado devido ao gene Thrbpv. Em contraste, a redução da ação de genes críticos para a lipogênese (que formam gordura) media a diminuição da quantidade de lipídios no fígado. Fica claro que, receptores de hormônios tireoidianos mediam diversos efeitos de alteração do metabolismo dos lipídios. 

Ambos receptores semelhantes de hormônios tireoidianos contribuem para as alterações dos lipídios no hipotireoidismo. Estas avaliações sugerem que os receptores de hormônios tireoidianos podem ser utilizados como terapêutica para anormalidades lipídicas. Durante alguns anos, a investigação no campo da endocrinologia o crescimento tem sido focado principalmente em hormônio de crescimento (GH). No entanto, observou-se que o hormônio de crescimento (GH) nem sempre controla a taxa de crescimento. Por exemplo, não é clara a influência do hormônio de crescimento (GH) no crescimento intra-uterino. Além disso, não está claro se o hormônio de crescimento (GH) sempre estimula a produção de somatomedina, particularmente durante restrição alimentar, na vida fetal e no hipotireoidismo. Em tais situações, este fenômeno está associado com uma diminuição da produção de T3 - triiodotironina, o que sugere uma influência significativa da função da tireóide sobre a ação de hormônio de crescimento (GH), e, mais genericamente, no crescimento do corpo. De fato, numerosos dados mostram que a hormônio da tireóide está fortemente envolvido na regulação do crescimento do corpo. Em adição aos seus efeitos metabólicos complexos envolvidos nos mecanismos gerais de crescimento corporal, o hormônio da tireóide estimula a produção de fatores de crescimento, em particular o EGF e o NGF. Além disso, afeta a produção de GH e somatomedina e também a sua atividade de tecidos. Todos estes resultados sugerem fortemente que o que seria difícil estudar a regulação e os efeitos fisiológicos de hormônio de crescimento (GH), sem levar em consideração a função da tireóide. Os hormônios tireoidianos regulam o crescimento através de vários mecanismos. Em adição ao seu efeito de retroalimentação negativa dos hormônios, do hormônio estimulador de liberação da tireotrofina (TRH), e do hormônio tireoestimulante (TSH), os hormônios da tireóide também regulam os seus receptores em várias condições fisiológicas e patológicas. Up-regulação e infra-regulação dos receptores de tireóide melhoram os efeitos biológicos exercidos pelos hormônios da tireóide. 
Curiosamente, o sistema é outra enzima desiodase regulador intrínseca da fisiologia da tireóide que ajusta a disponibilidade dos hormônios da tireóide para os tecidos, o que é essencial para o crescimento e desenvolvimento normais. Quase todas as doenças crônicas da infância prejudicar o crescimento e desenvolvimento. Toda doença pode ter um único mecanismo para interromper o crescimento linear, mas a redução da concentração sérica ou diminuição da disponibilidade local dos hormônios da tireóide parece ser um caminho comum. Portanto, os efeitos de doenças sistêmicas na fisiologia da tireóide devem ser levados em consideração na avaliação do retardamento do crescimento em crianças. O crescimento adequado e dentro dos padrões saudáveis normais, dentro da média da população mundial com mesmas características, é um grande benefício para o psiquismo e para a saúde individual de cada indivíduo, mas não acredite que somente a genética seja a culpada de todos os possíveis males ou preocupações relacionadas com alterações do crescimento ou baixa estatura, pois existem inúmeros fatores externos ou exógenos, ambientais ou biopsicossociais que podem tornar qualquer problema nesta área comprometedor ou irreversível, mas não se esqueça como pais, de tomar todas as atitudes preventivas, procurem ajuda profissional principalmente preventiva, pois, mais cedo ou mais tarde serão cobrados por sua prole.


Dr. João Santos Caio Jr.

Endocrinologia – Neuroendocrinologista

CRM 20611


Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Os hormônios tireoidianos têm um importante papel na termogênese (produção de calor) e controle dos lipídios (colesterol total, mau-colesterol, bom-colesterol, triglicérides) no organismo...
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

2. Fica claro que, receptores de hormônios tireoidianos mediam diversos efeitos de alteração do metabolismo dos lipídios...
http://metabolicasindrome.blogspot.com

3. Quase todas as doenças crônicas da infância prejudicar o crescimento e desenvolvimento. Toda doença pode ter um único mecanismo para interromper o crescimento linear, mas a redução da concentração sérica ou diminuição da disponibilidade local dos hormônios da tireóide parece ser um caminho comum...
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
 


Referências Bibliográficas:
Prof. Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo, Brasil; Heimberg M, Olubadewo JO, Wilcox HG. 1.985 lipoproteínas plasmáticas e regulação do metabolismo hepático de ácidos graxos em estados alterados da tireóide. Endocr Rev .6 : 590 -60; Rezvani I, DiGeorge AM, Dowshen SA, Bourdony CJ 1981 Ação de hormônio de crescimento humano (hGH) sobre a conversão extratiroideia de tiroxina (T 4 ), a triiodotironina (T 3 .) em crianças com hipopituitarismo Pediatr Res . 15 : 6 -9; hormona de crescimento a curto prazo em PTH, calcitriol, hormônios da tireóide, insulina e glucagon. Acta Endocrinol (Copenh) . 127 : 331 -336; Root AW, Snyder PJ, Rezvani I, DiGeorge AM, Utiger RD. 1.973 inibição do TSH secreção do hormônio liberador de TSH mediada pelo hormônio de crescimento humano. J Clin Endocrinol Metab . 36 : 103 -107; Sato T, Suzuki Y, Taketani T, et ai. 1,977 reforçada conversão periférica da tiroxina em triiodotironina durante a terapia com hGH em crianças com deficiência de GH. J Clin Endocrinol Metab . 45 : 324 -329; Pirazzoli P, Cacciari E, Mandini M, et al. 1.992 Crescimento e função da tireóide em crianças tratadas com o hormônio do crescimento. J Pediatr . 121 : 210 -213.Jorgensen JOL, Pedersen SA, Laurberg P, Weeke J, Skakkebaek NE, Christiansen JS. 1.989 Efeitos da terapia de hormônio de crescimento em função da tireóide de adultos com deficiência de hormônio de crescimento com e sem concomitante tiroxina-substituído hipotireoidismo central. J Clin Endocrinol Metab . 69 : 1127 -1132; Ho KY, Weissberger AJ, Stuart MC, Dia RO, Lázaro L. 1989 Os efeitos farmacocinética, segurança e endócrino da autêntica biossintética do hormônio do crescimento humano em indivíduos normais. Clin Endocrinol (Oxf) . 30 : 335 -345; Root AW, Bongiovanni AM, Eberlein WR. 1.970 inibição da captação tireoidiana de iodo radioativo pela hormona de crescimento humano. J Pediatr . 76 : 422 -429; Cobb WE, Reichlin S, Jackson IMD 1981 de status secretor de hormônio de crescimento é um fator determinante da resposta do TSH ao hormônio liberador de TSH em pacientes com doença eutireóideas hipotálamo-hipófise. J Clin Endocrinol Metab . 52 : 324-329.
Contato
Fones: 55(11) 2371-3337 - 5572-4848  ou 98197-4706
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj. 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com 
 

Site Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
http://drcaiojr.site.med.br
http://dracaio.site.med.br


Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie =UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t = h&z=17

Nenhum comentário:

Postar um comentário